Objetivo | Orientar a política habitacional quanto a necessidade de provimento de domicílios, em especial os de interesse social |
Descrição | Indica deficiências no estoque de moradia regionalizada no território do Distrito Federal |
Palavras-Chave | Déficit Habitacional, PDAD 2018, |
Unidade de medida | (n° de domicílios) |
Tipo de indicador | a definir |
Comportamento desejado | Decrescente |
Fonte metodológica: | FURTADO, B.; LIMA NETO, V.; KRAUSE, C. Estimativas do déficit habitacional brasileiro (2007-2011) por municípios (2010). Brasília: Ipea, 2013. (Nota Técnica, nº.. 1). |
Forma de Cálculo: | Habitações precárias (C1) + Famílias em Coabitação (C2) + Famílias em ônus excessivo com aluguel (C3) + Domicílios alugados com adensamento excessivo (C4) |
Fonte de dados | PDAD 2018 |
Data da aferição dos Dados | 2º semestre de 2019 |
Instrumento de aferição dos dados | Entrevistas amostrais |
Periodicidade dos dados | Bienal |
Desagregação | Região Administrativa |
Responsável pelo cálculo do indicador | DIMOT/SEDUH |
Última atualização | 1° semestre de 2021 |
O indicador Déficit Habitacional foi desenvolvido com base na metodologia definida na Nota Técnica nº. 1 do IPEA Estimativas do déficit habitacional brasileiro (2007-2011) por municípios (2010), para o cálculo do déficit habitacional com dados do Censo 2010, que por sua vez, é baseada nos conceitos estabelecidos pela Fundação João Pinheiro (FJP) e o Ministério das Cidades.
A base de dados utilizada foi a PDAD 2018(33 Ras), disponibilizada pela CODEPLAN. entretanto, a metodologia proposta pela FJP se baseia no questionário da PNAD, mas como ambas pesquisas possuem as questões necessárias para o estudo, fez-se a equivalência´ entre suas questões. O indicador busca calcular resultados para famílias em situação de déficit habitacional e/ou inadequação domiciliar, definidas mais especificamente como: a reposição de estoque, que contempla a necessidade de repor as habitações em função da sua precariedade e desgaste de uso. e o incremento de estoque, que refere-se a demanda por novas moradias decorente de: Coabitação forçada,ônus excessivo com aluguel e adensamento excessivo.
São consideradas habitações precárias todos aqueles domicílios que estejam classicados como domícilios improvisados. Outra categoria que também compõe as habitações precárias é a dos domicílios Rústicos, que são aqueles que embora sejam permanenetes não tenham alvenaria ou madeira aparelhada como material predominante nas paredes do domicílio.
Contempla todas aquelas famílias que declaram viver em domicílios do tipo cômodo,independente da condição de sua ocupação (alugados,próprios ou cedidos), com isso tem-se o subcomponente Famílias residentes em cômodos. Há ainda o subcomponente Famílias conviventes, que ocorre quando há a presença de mais de um família residindo no mesmo domicílio e com intenção de mudar.
Caracteriza-se quando o peso pago com a prestação do aluguel no orçamento domiciliar for superior ou igual a 30% da renda domiciliar, sendo excluído do cálculo aquelas famílias cuja renda declarada é 0. Este indicador é calculado exclusivamente para os domicílios cujas rendas domiciliares são de até três salários mínimos. Segundo a metodologia desenvolvida pelo IPEA (2013), não é possível estabelecer que todos os domicílios que declaram a renda domiciliar igual a 0, apresentem-se estruturalmente sem renda (o que os impossibilitaria de fazer o pagamento do aluguel), ou se o fato é apenas conjuntural. Neste caso, optou-se por não incluir tais domicílios no cálculo do déficit.Por lidar com valores monetários de diferentes datas, optou por atualizar os dados de renda e aluguel, por meio do IPCA, tendo como referência julho de 2018.
Ocorre em domicílios alugados, que possuem mais de três habitantes por cômodo utilizado, permanentemente, como dormitório.
O perfil de cada indicador é definido a partir das características do chefe de cada domicílio, de forma em que se considera aspectos de gênero: feminino e masculino; aspectos raciais, em que são agrupados entre brancos, indígenas,amarelos e negros, sendo esse último grupo composto por pretos e pardos. Para a analisar a situação empregatícia, as pessoas foram categorizadas em trabalhadores formais, informais, desempregados, aposentados e aqueles que não respoderam.
Os Gráficos abaixo reúnem em termos absolutos e relativos por região administrativa as informações acerca do déficit habitacional urbano. O Distrito Federal, em 2018, apresentou um total de 102.984 (11,6%) domicílios que se encontrem em alguma das situações que compõe o déficit.
Em termos absolutos, Ceilândia se mostra a região administrativa com déficit mais alto ,seguida por Taguatinga, Samambaia e Planaltina.
Em termos relativos, comparados com o total de domicilios da região, a SCIA/Estrutural é a região no qual o deficit tem uma proporção maior, seguida pelo Varjão, SIA e Sobradinho II.
Note, que o indicador capta todos aqueles domicílos que estejam em alguma das situações definidas pelos seus componentes, mas um mesmo domicílio pode acumular mais de uma das situações, deste modo ao tentar agrupar os componentes,sem considerar as intersecções entre os mesmos, o resultado será diferente do indicador do déficit. Em termos práticos, isso significa que a soma dos componentes,quando não se considera suas intersecções,pode ser maior do que o valor do indicador do déficit habitacional.
Região Administrativa | adensamento | coabitacao | onus | Precariedade | total de Domicílios enquadrado em alguma situação do déficit habitacional | nenhuma situação de déficit |
---|---|---|---|---|---|---|
Águas Claras | 0 | 0 | 869 | 468 | 1.337 | 40.285 |
Arniqueira | 198 | 231 | 1091 | 114 | 1.558 | 9.304 |
Brazlândia | 135 | 253 | 1294 | 176 | 1.695 | 13.988 |
Candangolândia | 61 | 74 | 234 | 134 | 493 | 4.120 |
Ceilândia | 2398 | 1968 | 10486 | 1682 | 14.937 | 88.472 |
Cruzeiro | 19 | 0 | 203 | 359 | 581 | 10.369 |
Fercal | 36 | 34 | 81 | 17 | 149 | 2.185 |
Gama | 345 | 917 | 2797 | 97 | 3.960 | 35.353 |
Guará | 230 | 798 | 2001 | 908 | 3.877 | 37.363 |
Itapoã | 765 | 102 | 1832 | 131 | 2.571 | 15.466 |
Jardim Botânico | 0 | 60 | 149 | 1428 | 1.638 | 14.135 |
Lago Norte | 62 | 47 | 181 | 949 | 1.214 | 10.458 |
Lago Sul | 0 | 59 | 0 | 95 | 155 | 8.277 |
Núcleo Bandeirante | 164 | 173 | 826 | 320 | 1.349 | 6.683 |
Paranoá | 445 | 269 | 1909 | 311 | 2.710 | 16.324 |
Park Way | 0 | 18 | 0 | 91 | 109 | 4.794 |
Planaltina | 490 | 192 | 2127 | 5116 | 7.725 | 44.074 |
Plano Piloto | 393 | 325 | 1821 | 1860 | 4.373 | 79.622 |
Recanto das Emas | 953 | 733 | 2831 | 978 | 5.051 | 32.101 |
Riacho Fundo | 201 | 550 | 1078 | 311 | 2.017 | 11.523 |
Riacho Fundo II | 551 | 62 | 1520 | 1386 | 3.298 | 22.829 |
Samambaia | 865 | 865 | 5553 | 1007 | 8.091 | 60.452 |
Santa Maria | 225 | 175 | 3357 | 1239 | 4.942 | 30.615 |
São Sebastião | 796 | 578 | 3642 | 176 | 4.788 | 20.657 |
SCIA/Estrutural | 220 | 330 | 353 | 2567 | 3.388 | 6.693 |
SIA | 0 | 0 | 0 | 158 | 158 | 492 |
Sobradinho | 214 | 90 | 1349 | 1232 | 2.701 | 18.532 |
Sobradinho II | 258 | 298 | 542 | 2994 | 4.056 | 17.479 |
Sol Nascente/Pôr do Sol | 557 | 98 | 863 | 498 | 1.982 | 19.920 |
Sudoeste/Octogonal | 114 | 126 | 43 | 741 | 1.024 | 21.426 |
Taguatinga | 843 | 1321 | 5938 | 977 | 8.665 | 56.565 |
Varjão | 206 | 29 | 541 | 97 | 773 | 1.976 |
Vicente Pires | 36 | 233 | 920 | 430 | 1.618 | 17.698 |
Total Geral | 11780 | 11007 | 56432 | 29047 | 102.984 | 780.230 |
RA_nome | adensamento | coabitacao | Coabitacao e adensamento | Coabitacao e onus | onus | onus e adensamento | Precariedade | precariedade e coabitacao | precariedade e onus |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Águas Claras | 0 | 0 | 0 | 0 | 869 | 0 | 468 | 0 | 0 |
Arniqueira | 143 | 210 | 0 | 21 | 1015 | 55 | 114 | 0 | 0 |
Brazlândia | 0 | 225 | 0 | 28 | 1131 | 135 | 176 | 0 | 0 |
Candangolândia | 51 | 74 | 0 | 0 | 224 | 10 | 134 | 0 | 0 |
Ceilândia | 1107 | 1502 | 159 | 306 | 9049 | 1132 | 1682 | 0 | 0 |
Cruzeiro | 19 | 0 | 0 | 0 | 203 | 0 | 359 | 0 | 0 |
Fercal | 19 | 31 | 0 | 4 | 61 | 17 | 17 | 0 | 0 |
Gama | 283 | 783 | 0 | 84 | 2651 | 62 | 47 | 50 | 0 |
Guará | 170 | 798 | 0 | 0 | 1941 | 60 | 908 | 0 | 0 |
Itapoã | 507 | 102 | 0 | 0 | 1574 | 258 | 131 | 0 | 0 |
Jardim Botânico | 0 | 60 | 0 | 0 | 149 | 0 | 1428 | 0 | 0 |
Lago Norte | 36 | 47 | 0 | 0 | 156 | 26 | 949 | 0 | 0 |
Lago Sul | 0 | 59 | 0 | 0 | 0 | 0 | 95 | 0 | 0 |
Núcleo Bandeirante | 30 | 154 | 18 | 0 | 710 | 115 | 320 | 0 | 0 |
Paranoá | 221 | 232 | 36 | 0 | 1722 | 187 | 311 | 0 | 0 |
Park Way | 0 | 18 | 0 | 0 | 0 | 0 | 91 | 0 | 0 |
Planaltina | 291 | 192 | 0 | 0 | 1928 | 199 | 5116 | 0 | 0 |
Plano Piloto | 367 | 325 | 0 | 0 | 1795 | 26 | 1860 | 0 | 0 |
Recanto das Emas | 566 | 550 | 127 | 56 | 2514 | 261 | 978 | 0 | 0 |
Riacho Fundo | 121 | 507 | 0 | 43 | 956 | 79 | 311 | 0 | 0 |
Riacho Fundo II | 329 | 62 | 0 | 0 | 1298 | 223 | 1386 | 0 | 0 |
Samambaia | 666 | 766 | 99 | 0 | 5454 | 99 | 1007 | 0 | 0 |
Santa Maria | 171 | 175 | 0 | 0 | 3302 | 55 | 1239 | 0 | 0 |
São Sebastião | 441 | 530 | 0 | 48 | 3239 | 355 | 176 | 0 | 0 |
SCIA/Estrutural | 169 | 284 | 15 | 0 | 317 | 36 | 2536 | 31 | 0 |
SIA | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 158 | 0 | 0 |
Sobradinho | 75 | 90 | 0 | 0 | 1165 | 139 | 1187 | 0 | 45 |
Sobradinho II | 223 | 298 | 0 | 0 | 507 | 35 | 2994 | 0 | 0 |
Sol Nascente/Pôr do Sol | 522 | 98 | 0 | 0 | 828 | 35 | 498 | 0 | 0 |
Sudoeste/Octogonal | 114 | 126 | 0 | 0 | 43 | 0 | 741 | 0 | 0 |
Taguatinga | 669 | 1081 | 0 | 239 | 5525 | 174 | 977 | 0 | 0 |
Varjão | 121 | 14 | 0 | 8 | 447 | 85 | 90 | 7 | 0 |
Vicente Pires | 36 | 233 | 0 | 0 | 920 | 0 | 430 | 0 | 0 |
Este gráfico traz informações dos domicílios em situação de déficit habitacional acerca da situação do lote,segundo o morador,os lotes são classificados entre regularizado, não regularizado, e não sabe a situação; vale ressaltar que esse dado informa apenas a percepção do morador acerca do lote, podendo não ser a real situação encontrada.
Os resultados do componente de precariedade reunidos nos gráficos e tabelas abaixo trazem informações acerca da qualidade do domicílios frente a metodologia abordada. O gráfico a seguir contém informações ordenadas sobre a precariedade dos domicilios nas regiões administrativas e como é caracterizada esta composição(rústico/improvisado).
Estimam-se 29.075 habitações precárias no Distrito Federal, o que representa 3,29% do total de domicilios estimados.Sendo Planaltina, a região com mais habitações precárias, seguida por Sobradinho II, SCIA/Estrutural e o Plano Piloto.
Os resultados do componente de Coabitação reunidos nos gráficos abaixo trazem informações acerca da situação de domicílios em coabitação, ou seja, de domicílios em que haja mais de uma família residindo. O gráfico a seguir contém informações ordenadas sobre a coabitação dos domicilios nas regiões administrativas e como é caracterizada esta composição(famílias conviventes/famílias que vivem em cômodos).
Estimam-se 11.007 habitações em situação de coabitação no Distrito Federal, o que representa 1,24% do total de domicilios estimados.Sendo Ceilândia, a região com mais ocorências, seguida por Taguatinga, Gama e Samambaia.
Os resultados do componente de ônus excessivo com aluguel reunidos nos gráficos abaixo trazem informações acerca da situação de domicílios que tem comprometido 30% ou mais de sua renda domiciliar com aluguel, este indicador contempla apenas domicílios que tenham renda de até três salários minímos. O gráfico a seguir contém informações ordenadas sobre a coabitação dos domicilios nas regiões administrativas e como é caracterizada esta composição(famílias conviventes/famílias que vivem em cômodos).
Estimam-se 56.432 habitações em situação de ônus excessivo com alugel no Distrito Federal, o que representa 6,38% do total de domicilios estimados. Sendo o indicador mais expressivo dentro da composição do déficit;Ceilândia, segue sendo a região com mais ocorrências, seguida por Taguatinga,Samambaia e São Sebastião.
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## replicates gave NA results and were discarded.
Região Administrativa | sem ônus | ônus excessivo |
---|---|---|
Águas Claras | 730 | 869 |
Arniqueira | 1956 | 1091 |
Brazlândia | 6331 | 1294 |
Candangolândia | 599 | 234 |
Ceilândia | 29515 | 10486 |
Cruzeiro | 656 | 203 |
Fercal | 1264 | 81 |
Gama | 6599 | 2797 |
Guará | 2921 | 2001 |
Itapoã | 7912 | 1832 |
Jardim Botânico | 1378 | 149 |
Lago Norte | 898 | 181 |
Lago Sul | 139 | 0 |
Núcleo Bandeirante | 996 | 826 |
Paranoá | 8869 | 1909 |
Park Way | 367 | 0 |
Planaltina | 24906 | 2127 |
Plano Piloto | 2523 | 1821 |
Recanto das Emas | 9043 | 2831 |
Riacho Fundo | 1742 | 1078 |
Riacho Fundo II | 5639 | 1520 |
Samambaia | 13801 | 5553 |
Santa Maria | 11408 | 3357 |
São Sebastião | 8380 | 3642 |
SCIA/Estrutural | 5047 | 353 |
SIA | 4 | 0 |
Sobradinho | 4699 | 1349 |
Sobradinho II | 5915 | 542 |
Sol Nascente/Pôr do Sol | 10320 | 863 |
Sudoeste/Octogonal | 425 | 43 |
Taguatinga | 10185 | 5938 |
Varjão | 1130 | 541 |
Vicente Pires | 1968 | 920 |
Os resultados do componente de Adensamento excessivo reunidos nos gráficos abaixo trazem informações de domicílios alugados em que haja mais de três pessoas por cômodo utilizado, permanentemente, como dormitório. Os gráficos a seguir contêm informações ordenadas sobre este adensamento dos domicilios nas regiões administrativas.
Estimam-se 11.800 habitações em situação de adensamento excessivo no Distrito Federal, o que representa 1,34% do total de domicilios estimados.Sendo Ceilândia, a região com mais ocorências, seguida por Recanto das emas, Samambaia e Taguatinga.